Começa nesta sexta o Festival Cultural e Gastronômico da Pipa

Cenário de belezas naturais, a praia da Pipa, distrito de Tibau do Sul-RN, é famosa também por suas diversas opções gastronômicas, lugar de bons roteiros de charme e restaurantes comandados por chefs de cozinha experientes. Mas é durante o mês de setembro quando o burburinho à mesa ganha ares de festa de “Babette” moderna. O motivo é a realização de mais um Festival Cultural e Gastronômico da Pipa.

Realizado entre os dias 22 e 30 de setembro, a edição 2017 vem com tudo. “Será um banquete de sabores locais, conectando-nos a outras regiões do Brasil, entre produtos e matérias-primas nativas para o público apreciar e os chefs trabalharem seus potenciais na cozinha. Um lugar não só para apreciar os sabores, mas buscar conhecimento”, informa André Rockert, um dos idealizadores do festival ao lado de Cláudio Freitas. O projeto está em atividade há 13 anos através da ong Educapipa, responsável por fortalecer projetos de gastronomia e inclusão.

 

“Descoberta dos sabores”

Paulo Machado

 

Essa “descoberta” vai viajar pelo litoral da cozinha caiçara ao sertão lá pra dentro da Caatinga, passando pelo agreste, o Seridó dos queijos e carnes, e visitando outros brasis, como a cozinha pantaneira e indígena do Centro-oeste.

O jovem chef alagoano Timóteo Domingos vai apresentar sua revolucionária “Gastrotinga”, onde ele utiliza palma, fruta pêlo, xique-xique, umbu, mandacaru e outras espécies de cactáceos na preparação de diversos pratos e sobremesas. O “Chef do Sertão”, como é conhecido, vai estar na “Vila dos Chefs”, onde o público poderá degustar algumas de suas 300 receitas.

O festival recebe pela primeira vez a chef indígena Kalymaracaya Mendes Nogueira, da Aldeia Bananal. Ela nasceu na tribo Terena e se mudou de Aquidauana para Campo Grande durante a infância. Depois de se formar em turismo e gastronomia, decidiu trabalhar com ingredientes cultivados em sua aldeia. Desde 2014, atua no movimento Slow Food, além de ter participado de um projeto de pesquisas para o Instituto Paulo Machado, com pimentas crioulas das índias Terena. Ela fará uma oficina “Nossa tribo, nossos valores, nossa comida”.

A celebração gastronômica contará novamente com a presença do grande chef, pesquisador e empreendedor Paulo Machado, de Mato-Grosso do Sul, que é uma espécie de consultor honorário do festival. Ele será responsável por oficinas e pelo tradicional Tacho beneficente, na abertura desta sexta-feira. Ele vai preparar o “Caribéu”, ao lado da chef Ana Ruth com renda revertida ao Projeto Afeto.

O Sebrae-RN convoca a Associação dos Produtores de Ostras do Rio Grande do Norte para um festival dentro do festival. Nossos frutos do mar também serão a matéria-prima para a cozinha Nikkei do chef Edu Rejala, expert na cozinha de fusão peruana e oriental. Sem falar da presença dos queijos artesanais produzidos em Seridó, agora que o Rio Grande do Norte possui uma legislação que garante seu legado.

Também convidada do festival, a chef Paula Labaki estará em torno do fogo, mostrando os sabores que vem da brasa. O “Embaixador da cozinha paraibana”, chef Cumpade João vai ministrar uma oficina utilizando ingredientes da sua terra. As oficinas também dedicam espaço para pães artesanais, o melhor feijão e a doceria a base de coco, bastante presente no receituário familiar da praia.

As oficinas do Senac-RN também trazem novidades de sua equipe de chefs consultores. E o concurso dos Novos Talentos terá como tema a “Tapioca – A descoberta do sabor no Nordeste”, onde participam 12 duplas de chefs criando pratos com goma ou tapioca. E a “Vila dos chefs” deverá ser o ponto de encontro para quem quer provar de tudo. Para quem curte os rituais da alta gastronomia, estão programados dois festins nos hoteis Ponta do Madeiro e Toca da Coruja.

 

“Inclusão, gastronomia e neurociência”

Outros temas serão trabalhados como a inclusão, neurociência, terapia e ludicidade na cozinha. Uma das vivências mais aguardadas é a “Oficina Inclusiva: A Vida e Seus Sabores”, ação voltada para pessoas que sofreram AVC (Acidente Vascular Cerebral) e seus familiares, tendo a gastronomia como elemento terapêutico. O assunto volta a ser abordado na palestra ”Sabor da Mente: O uso da neurociência na gastronomia”, ministrada pela psicóloga Carla Correia.

 

“Concursos e Vilas”

O Festival Cultural e Gastronômico da Pipa terá uma edição ainda maior em estrutura. No terreno vizinho ao estacionamento dos ônibus será montada uma Cidade Gastronômica, onde espaços diversos, clamados de “Vilas”, receberão ações simultâneas e o público poderá circular pelos espaços, degustar a cozinha de chefs a preços acessíveis e conferir ao vivo o concurso dos Novos Talentos

No Concurso Gastronômico participam os melhores restaurantes, bares, bistrôs e cafés do balneário, e na última semana ainda acontece o divertido concurso Melhor Feijão da Pipa, para cozinha familiar. O Festival também terá cozinha ao vivo, feira gastronômica, shows musicais, encenações de teatro e mostra de artesanato.

 

Realização

O Festival da Pipa contará este ano com investimentos privados e também recursos oriundos da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, bem como as parcerias e apoios culturais. A edição conta com patrocínio do Café São Braz, Sebrae-RN, Hotel Pipa Atlântico, SENAC/Fecomércio, Gourmet Expert; Goma Sinhá Maria/ Primícias do Brasil. A realização Festival da Pipa e da ong Educapipa e co-realização do Governo Cidadão via Banco Mundial, através da Setur – Secretaria Estadual de Turismo e Governo do RN. O festival também contará com a promoção da Prefeitura de Tibau do Sul e apoio cultural do sistema Fecomércio/Sesc RN.

 

PROGRAMAÇÃO ARENA GASTRONÔMICA 2017

22/09 – SEXTA-FEIRA

18:00 – Solenidade de Abertura

18:30 – Caribéu – Tacho Beneficente preparado pelos Chefs Paulo Machado e Ana Ruth com renda revertida ao Projeto Afeto

19:00 – SEBRAE- RN apresenta a APROOSTRAS (Associação dos Produtores de Ostras do Rio Grande do Norte)

20:30 – Sabor da Mente: O uso da neurociência na gastronomia com a Psicóloga Carla Correia

FESTIM – Restaurante Oca Toca na Toca da Coruja

 

23/09 – SÁBADO

15:30 –  Oficina Inclusiva: A Vida e Seus Sabores – Para pacientes que sofreram AVC e seus familiares – Coordenação chef Eugênio Cantídio

18:30 –  Eufrates – Harmonização com Cervejas Especiais

19:30 –  Os sabores que vem da Brasa com a Chef Paula Labaki

20:45 –  São Braz apresenta o Barista Davi Wagner

21:45 –  A Cozinha Nikkei de Edu Rejala

 

24/09 – DOMINGO

18:30 – Cozinha de Casa: Sabor, Saúde e Segurança por Profª Priscila Vanini e José Matheus (Novos Talentos 2016)

20:00 – Redescoberta de sabores nordestinos – Chef Thiago Gomes

21:30 – Cozinha Funcional Contemporânea – Chef Carol Linhares

 

25/09 – SEGUNDA-FEIRA – Concurso Novos Talentos – Entradas

18:00 – “Pão, Porco e PANC´s “ – Luiz Felipe Araújo e Neto Bernardino Gomes Neto

19:00 – “Gingado da Redinha” –  Daniel Medeiros e Tadeu Rena Valente

20:00 – “Embrulhado de Tapioca Cremosa” – Jhonata Coelho Silva e Rodrigo José Martins

21:00 – “Surpresa Nordestina” – Shirley Bezerra Alves e Sammyr Balbino da Costa Oliveira

23:00 – Premiação

 

26/09 – TERÇA-FEIRA – Concurso Novos Talentos – Prato Principal

18:00 – “Rainha Branca das Feiras, com Cordeiro de Sol ao Molho da Terra” – Paulo José Silva Barbosa e João Alves da Costa Filho

19:00 – “Mistura de Ginga” – Luiz Felipe Araújo e Neto Bernardino Gomes Neto

20:00 – “Cordeiro Engomado” – Simone Grazyelle e Marcílio Cavalcante

21:00 – “Tabatinga” – Rayanne da Silva Araújo e Raquel Costa Lins do Amaral

23:00 – Premiação

 

27/09 – QUARTA-FEIRA – Concurso Novos Talentos – Sobremesa

18:00  – “Jardim de “MANI”” – Alexandre Daher Ferreira Sales e Cely dos Santos Correa

19:00  –  “MANI’ – Jefferson Mikael Gomes da Cruz

20:00 – “Navegos” – Augusto Cesino Monteiro de Medeiros Neto e Thaline Rayane Reinaldo da Silva

21:00 – “Os Sete Pecados Originais” –  Reynaldo Gorgonha Neves Junior e Eloysa Larissa de Souza Freitas

23:00 – Premiação

 

 

28/09 – QUINTA-FEIRA

 

18:30 –  Help da Pipa Convida: A cozinheira famosa pelas cocadas e quitutes recebe um convidado

20:00 – “Uma Porção de Sucesso” com o Chef Betão Barbosa

21:30 –  Concurso do Melhor feijão da Pipa

 

29/09 – SEXTA-FEIRA

18:30 –  Descobrindo Sabores com SENAC RN

20:30 –  SEBRAE apresenta queijos artesanais do Seridó

21:30 –  Pães Artesanais com a gastróloga e padeira – Chef Luise Medeiros

 

FESTIM – No Hotel Ponta do Madeiro

 

30/09 – SÁBADO

18:30 – Novos sabores da cozinha regional com o Chef Cumpade João

20:00 – Nossa tribo, nossos valores, nossa comida – Chef Kalymaracaya Mendes

21:30 – Encerramento

Todos os dias – Vila dos Chefs

omidinhas preparadas no local para degustar

Carla Correia (Masterchef Brasil) e Angelo Medeiros  (Chef Senac)

Warison Albino (Senac) e Miau Caldas

Jonatã Canela  (Chef Senac)

Timoteo Domingos (Gastrotinga)

Felipe Araújo

Mariana Assayag

 

PROGRAMAÇÃO NOS RESTAURANTES

Restaurantes, bares, bistrôs, lanchonetes e cafés participam do Concurso Gastronômico nas categorias Prato Principal, Entrada e Sobremesa. A votação é feita no restaurante visitado, através de um prisma, onde o cliente deverá utilizar o aplicativo para fazer a leitura do QRCode.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *