Gianni Infantino é o novo presidente da FIFA…

Por Fernando Amaral (Fernando Amaral FC)

Gianni Infantino, suíço, 46 anos, advogado e poliglota (fala fluentemente, inglês, francês, alemão e espanhol) é o novo presidente da FIFA…

O lado bom

Infantino tem seu nome limpo…

Ingressou na UEFA pelas mãos do então presidente, o sueco Lennart Johansson e acabou se tornando homem de confiança de Michel Platini.

Ganhou fama de bom gestor, se notabilizou por dar impulso a projetos como o do ‘Fair Play financeiro’ dos clubes (a obrigação de não gastar mais do que se arrecada), um dos grandes focos da Uefa nos últimos anos…

Além disso, foi responsável pela gestão financeira da UEFA, quando as receitas da entidade triplicaram, beneficiando clubes e federações europeias.

O lado ruim

Infantino segue a velha cartilha política de Havelange e Blatter…

Abusou das promessas de mais dinheiro e espaço para agradar o eleitorado – 209 federações nacionais – e foi vago sobre reformas estruturais e culturais…

Jogou para o eleitorado.

No campo das reformas objetivas da FIFA e do futebol, muito pouco, quase nada…

Portanto, não é sem razão que Andrew Jennings, jornalista escocês, responsável pela descoberta das falcatruas na entidade, tenha declarado de forma pessimista que Infantino é o novo que manterá o velho.

O lado mais difícil

Não será apenas a FIFA que Infantino terá que mudar…

A guerra terá que ser travada contra confederações do tipo CONMEBOL e CONCACAF e federações nacionais, como a CBF, por exemplo.

Ah…

O glorioso Coronel Nunes, flertou com os árabes, mas acabou votando em Infantino…

Deve ter aprendido o nome do homem, pois há poucos dias, numa reunião, o chamou Gianini.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *