“Aspirantes”, bom filme que trata o futebol sem o clichê do sucesso

molstraNeste fim de semana o Blog do Gringo aportou na 3ª Mostra de Cinema de São Miguel do Gostoso (RN). E tivemos oportunidade de assistir o ótimo longa-metragem “Aspirantes”, produzido por Ives Rosenfeld e muito bem recebido pela crítica, premiado no Festival de Locarno e único longa brasileiro no Festival de Biarritz América Latina.

O longa conta a história do jovem Júnior (Ariclenes  Barroso, que também esteve na Mostra de Cinema de Gostoso) que tem o sonho de ser um jogador de futebol profissional.  O longa foi filmado na praiana Saquarema (RJ) e tem um roteiro competente e muito angustiante.

Foge ao convencional da história de sucesso e foca nas nuances em torno do futebol, fortemente o âmbito social, a inveja e a desmotivação que cercam o personagem ao ver o sucesso do seu melhor amigo e estrela do time, o personagem Bento (Sérgio Malheiros). Drama que fica  mais denso quando a namorada de Júnior engravida, dando contornos nebulosos. Aliás, a própria cor do filme retrata a densidade do drama.

 

Bom longa metragem que nos brinda ótimas cenas de bola rolando. No melhor estilo “Canal 100” e “Zidane”. No bate papo pós exibição, os próprios diretores e roteiristas confirmaram estas duas influências de linguagem conversando com jornalistas de diversos estados do Brasil. Assim como também alguns truques para que o jogo fluísse de acordo com o roteiro pensado.

Cena de Aspirantes. Foto: divulgação
Cena de Aspirantes. Foto: divulgação

 

O Blog do Gringo agradece Augusto Pupo pelo convite e a toda a equipe  de produção da Mostra de Cinema de São Miguel do Gostoso.

Em 2016 estaremos novamente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *